Troufa Real é uma figura de referência na arquitectura portuguesa, que em paralelo com a sua actividade como arquitecto foi professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Recebeu-nos na tarde de 9 de Fevereiro de 2005, no seu atelier, próximo do Chiado. Teve a paciência de nos mostrar os seus projectos, de nos falar dos seus gostos, da sua personalidade.
Natural de Angola, licenciou-se em arquitectura, porque o "status quo" de então não lhe permitiu ser pintor. Mas nunca deixou de pintar, esculpir, desenhar e fazer poesia.
Hierarquisa as suas prioridades na vida assim: primeiro, a prática do pensamento livre, tendo sempre como referência a religião católica e o ser humano. Em segundo lugar, a relação com a natureza e em especial, o mar, onde há história, horizonte e espaço, silêncio e também o ruído do cosmos na sua dinâmica universal. Em terceiro lugar o acto de criar, as artes em todas as suas dimensões. Em quarto lugar, a aventura portuguesa, gente que não se governa, nem se deixa governar. Em quinto lugar (não podemos ficar só com quatro, porque o quatro é morte da crença chinesa) declara o seu fascínio pela mulher em toda a sua dimensão.
Outras visitas